Comunicação de ciência
Publicação na Revista Ualgoritmo
O que é a Resiliência de sistemas costeiros?
Os investigadores do CIMA Katerina Kombiadou, Ana Matias, Susana Costas, A. Rita Carrasco, Theocharis Plomaritis e Óscar Ferreira publicaram o seu trabalho sobre resiliência costeira no Vol 4(1) de Ualgoritmo. Este artigo de comunicação científica foi revisto por Guilherme Guerreiro, Gustavo Almeida, Gustavo Fernandez e João Castro, estudantes da Escola Secundária de Loule, sob a orientação da Professora Paula Ribeiro.
A resiliência dos sistemas naturais tem recebido atenção acrescida nos últimos anos, dado o seu papel fundamental no alcance da sustentabilidade dos ecossistemas, especialmente face aos impactes das alterações climáticas. Contudo, a sua definição é ainda vaga e, na maioria das vezes que o termo é aplicado, a resiliência é concebida como uma perspetiva teórica, e não como um conceito claro. Para sistemas costeiros, a resiliência pode ser ainda mais difícil de definir, dado que é vista principalmente de uma perspectiva humana, com foco na manutenção da forma e dos serviços que os sistemas costeiros fornecem (i.e., proteção contra tempestades), em vez da sustentabilidade do próprio sistema costeiro. Este trabalho tenta esclarecer o conceito de resiliência aplicada aos sistemas costeiros, definir as suas dimensões principais e propor um método analítico que permite a avaliação da resiliência no tempo.
https://ualgoritmo.wixsite.com/website/c%C3%B3pia-u4-1a3
mantenha a distância
tenha cuidado para não pisar ovos ou crias
mantenha o seu cão afastado
caminhe nos passadiços
respeite os avisos
Atividade de ciência e arte: "O mar enrola na areia"
É feita uma sequência de seis exercícios, começando com a geração de ondas oceânicas ao largo e terminando com o transporte de sedimentos na praia durante condições de tempestade ou de calmaria. Os conceitos científicos são traduzidos em movimentos criativos estruturados, dentro de cenários imaginários, acompanhados por sons ou música. A atividade foi efetuada em colaboração com o Centro de Ciência Viva de Tavira, em 6 ocasiões, totalizando 112 estudantes.
Movimento das crianças a simular a propagação das ondas.
© 2017 Ana Matias
Mais informações acerca deste projeto podem ser consultadas aqui: https://evrest.cvtavira.pt/. Os resultados do desenvolvimento e avaliação desta atividade encontram-se publicados aqui: https://gc.copernicus.org/articles/3/167/2020/