MONITORIZAÇÃO DA CIRCULAÇÃO COSTEIRA NO GOLFO DE CÁDIZ
O CIMA, o IPMA e o CCMAR estão a reunir recursos para a monitorização a longo prazo da circulação da água ao longo da costa sul do Algarve, em Portugal.
Figura 1. Localização das estações de monitorização (Alv: Alvor; Qua: Quarteira; Braço: Armona; Tav: Tavira; Cac: Cacela).
Os dados de corrente e de temperatura foram coletados desde 2008, utilizando-se ADCPs (Acoustic Doppler Current Profilers), fundeados por períodos de ~ 3 meses em vários locais, a 20 m de profundidade ao longo da costa (Figura 1).
A monitorização é realizada prioritariamente na Estação de Armona, que é o local com o maior número de fundeamentos. As implantações nas outras estações são mais esporádicas, dependentes de restrições técnicas e disponibilidade dos instrumentos. A cobertura das séries temporais em cada estação é indicada na Figura 2.
Figura 2. Séries temporais registadas em cada estação.
Um dos principais objetivos é estudar a alternância das correntes de orientação leste-oeste, que caraterizam a circulação da água ao longo da costa. A identificação dos mecanismos que impulsionam as correntes para oeste são de particular interesse, aquecendo ocasionalmente as águas costeiras no verão (Figura 3).
Figura 3. Exemplo de séries temporais das correntes ao longo da costa (superior) e de temperatura (abaixo) recolhidas nas estações de Armona (vermelho) e Tavira (azul) em Abril-Julho de 2014. Os períodos de correntes para oeste (caixas cinzentas) estão associados a um forte aumento na temperatura da água.
Coordenadores:
Prof. Paulo Relvas (CCMAR), Dr. Erwan Garel (CIMA) e Dra. Teresa Drago (IPMA)
Para acesso aos dados ou mais informações, por favor contacte o Dr. Erwan Garel (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Reconhecimentos
O apoio da Tunipex tem sido essencial para a manutenção da série temporal na Estação de Armona e é reconhecido com gratidão. Os agradecimentos são estendidos à Capitania de Portimão, U-Diving e L. Juniór por assistência durante as operações de fundeamento e recuperação.
Publicações relacionadas:
-
Garel, E., Laiz, I., Drago, T., & Relvas, P. (2016). Characterisation of coastal counter-currents on the inner shelf of the Gulf of Cadiz. Journal of Marine Systems, 155, 19–34. https://doi.org/10.1016/j.jmarsys.2015.11.001
-
de Oliveira Júnior, L., Garel, E., Drago, T., Relvas, P. (2017), Coastal counter-currents setup patterns in the Gulf of Cadiz: an indication of their forcing factors. Presented in 2017 AGU Fall Meeting, New Orleans, LA, 13 December.