Mulheres e o Mar

“Quando o helicóptero se encontrava em voo estacionário era possível sentir o calor que emanava da cratera do vulcão e das correntes de rocha líquida, mesmo dentro da cabina fechada.”

 

“A análise aos contaminantes presentes nas águas do Mar do Algarve abre janelas sociológicas e sanitárias: nas regiões menos turísticas, deteta-se a presença de fármacos ligados a patologias da idade ou oncológicas. Já nas águas onde há mais turismo, são fármacos como antidepressivos, o paracetamol ou o ibuprofeno que dominam.”

 

“A praia estava cheia de pessoas, mais precisamente 546 pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Um mar de gente com uma dimensão que nunca tinha visto e que não voltei a ver durante a missão.”

 

“O golo do Éder chegou pelo apito empolgado dado pelo comandante do navio, fundeado na Selvagem Grande. A notícia chegou do mar, antes de ser confirmada na televisão. (…) Não sei se Éolo, o senhor dos ventos, era simpatizante da seleção francesa, mas despejou sobre nós toda a sua raiva. (…) Éramos campeões europeus, mas durante algumas horas, trinta portugueses nem se lembraram disso.”

 

“A passagem pelo paralelo 600 faz-se envolta num sentimento único visto representar a entrada na zona antártica. Ainda recordo, na aterragem à Península Antártica, as imagens incomparáveis e únicas: blocos de gelo e icebergs (alguns de um azul fascinante), os flocos de neve a cair, o mar espelhado…”

 

 

“MULHERES E O MAR”

 

Se Portugal é um país de Mar, serão as portuguesas mulheres de Mar? Durante séculos, a História, a Cultura, a Iconografia, a Sociologia e a atenção mediática centraram as narrativas da nossa relação com o Mar na perspetiva masculina. Foram e são homens os celebrados descobridores e marinheiros, os pescadores e cientistas, os aventureiros e poderosos. E, no entretanto, onde estiveram as mulheres? Mais importante ainda, hoje, no início do século XXI, onde estão as “Mulheres e o Mar”?

Elsa Páscoa, jornalista e escritora, foi à procura delas. E nesta obra, lançada pela Diário de Bordo quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, apresenta 36 perfis de mulheres, cujas vidas têm o Mar como paixão e vértice comum.

Militares da Marinha Portuguesa e graduadas da Marinha Mercante. Cientistas e campeãs de vela, surf e bodyboard. Defensoras das fronteiras marítimas nacionais e europeias. Investigadoras da História do Mar e contadoras de histórias. Faroleiras. Nadadoras-salvadoras. Pescadoras e “pescadeiras”. Mergulhadoras com tubarões em perigo e defensoras do Ambiente. Pilotos de helicóptero e pioneiras de mecânica e de laboratório. Da juventude dos 21 anos à experiência dos 81 anos. É delas o livro “Mulheres e o Mar”, que agora chega ao público.

 

 

Ficha Técnica

Título: “Mulheres e o Mar”

Coordenação: Elsa Páscoa

Edição: Diário de Bordo

ISBN: 978-989-54923-4-3

1.ª Edição: Março de 2021

 

Contactos

Elsa Páscoa

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

964 842 092

Outras Publicações

EasyCookieInfo

O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt (+ info)
Image
Image
Image
Image
O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt
Image