BLUEROUTE

PT-INNOVATION-0072

Preparar a nova economia do OCEANO 2030: a rota azul da descoberta

O principal objetivo da economia azul é uma utilização sustentável dos oceanos que reduza os riscos ambientais e aumente a qualidade de vida (QdV). É urgente capacitar as comunidades locais com ferramentas adequadas de gestão da biodiversidade marinha para alcançar o crescimento azul, assegurar a sustentabilidade das pescas e a conservação das espécies ameaçadas, bem como a adaptação às mudanças globais. A BLUE ROUTE é uma iniciativa interdisciplinar no domínio das ciências marinhas que visa promover o trabalho em rede, o pensamento de alto nível e as competências críticas do século XXI nos profissionais doutorados. Para impulsionar a Economia Azul, baseamo-nos numa conceção pedagógica híbrida (virtual, simulada e física) e em académicos experientes para apoiar uma rede global de alunos. A abordagem pedagógica favorece a aprendizagem ativa dos estudantes numa sala de aula invertida e salienta o valor da comunicação presencial. Lidar com os desafios globais provocados pela pandemia e pelas alterações climáticas exige um empreendimento sem precedentes para fazer avançar e reconstruir uma economia oceânica equitativa e sustentável. A nossa proposta é um desenvolvimento concetual de uma rede global que contrabalança a Rota Marítima da Seda proposta pela China, e envolve Portugal e a Noruega com os seus parceiros estratégicos no Atlântico Sul e na Ásia.

Project Main Goals:

O projeto ROTA AZUL/BLUE ROUTE visa proporcionar uma visão integrada e moderna das disciplinas de pós-graduação em ciências do mar. O objetivo pedagógico do BLUE ROUTE é promover o trabalho em rede e o raciocínio complexo, com competências de análise, avaliação e síntese em doutorados que, em contexto profissional, inovam e promovem a criação de novos conhecimentos. Para tal, é apresentado um modelo híbrido de ensino/aprendizagem, apoiado por professores doutorados e especialistas em blue growth, portugueses e noruegueses, com longos anos de colaboração (UAlg-UiT), para apoiar uma diversidade de doutorandos e promover o envolvimento num contexto profissional e de networking.

CIMA TEAM
OTHER TEAM MEMBERS // PARTNERS

Joachim Schoenfeld – Investigador: Helmoltz Centre for Ocean Research Kiel (GEOMAR)

Patricia Grasse – Investigador: German Centre for Integrative Biodiversity Research (iDiv) Halle-Jena-Leipzig (iDiv)

O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt (+ info)
Image
Image
Image
Image
O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt
Image