SANIMED
PTDC/CTA-CLI/1065/2021
Fluxos gravitacionais de sedimentos e impactos antrópicos num ambiente deltaico e de canhão mediterrânico: Relações causais e consequências
O projeto SANIMED tem dois objetivos científicos principais. O primeiro pretende investigar os mecanismos genéticos e a importância dos fluxos de gravidade em ambientes deltaicos e de canhão submarino. Isto envolve a compreensão das características dominantes do fluxo, a sua variabilidade temporal, o mapeamento das características erosivas e a confirmação da presença de descargas de águas subterrâneas no delta submerso do rio Guadalfeo e nas cabeceiras dos canhões submarinos. O segundo objetivo visa avaliar o impacto das atividades antrópicas na margem continental e a sua relação com os fluxos gravíticos submarinos. Este objetivo inclui a análise da variabilidade espacial e temporal do lixo marinho, a caraterização da sua composição e distribuição, o estudo do impacte das barragens nos rios e a identificação da influência da pesca de arrasto na geomorfologia submarina, nas taxas de sedimentação e nos ecossistemas bentónicos. A área de estudo, situada ao largo da costa da província de Granada, apresenta um gradiente morfo-sedimentar lateral, variando entre uma plataforma larga com um aporte sedimentar mínimo e um declive suave a oeste, e uma plataforma estreita fortemente afetada por canhões submarinos a leste.
O projeto SANIMED pretende decifrar os mecanismos genéticos e a importância dos fluxos de gravidade em ambientes deltaicos e de canhões submarinos, e determinar a influência de diferentes ações antrópicas na margem continental e as suas ligações com os registos de fluxos de gravidade submarinos.