CIMA no PRIMO 22
Realizou-se em Nantes (França), organizado pelo IFREMER, a 22ª edição do Simpósio internacional Resposta de Poluentes em Organismos Marinhos (PRIMO22). Este simpósio teve o seu início 1981, em Plymouth no Reino Unido, com o objetivo de estimular a cooperação científica nesta área e em 2013 foi organizado pelo CIMA (PRIMO13) na Universidade do Algarve.
M. J. Bebianno pertence ao Conselho Científico desta organização, desde 2013, e na presente reunião apresentou um trabalho intitulado “Gender differentiating effects of a mixture of emerging contaminants in the Mediterranean mussel Mytilus galloprovincialis” sobre os resultados da tese de doutoramento desenvolvida por Joanna Gonçalves.
M. J. Bebianno presidiu ainda a dois painéis sobre “Efeitos de Misturas de Poluentes” e sobre “Partículas, Fibras, Plásticos e seus Aditivos”.
Participou também nesta reunião a Emma Ventura com um trabalho intitulado “In the clam Ruditapes decussatus, are combinations of micro/nanoplastic exposures more harmful than their separate counterparts?" desenvolvido no âmbito da sua tese de Mestrado que desenvolveu no CIMA como resultado de uma colaboração com a Universidade Italiana Università Politecnica delle Marche no âmbito do projeto RESPONSE.
Farhat-Un-Nisá Bjwa fez também uma apresentação intitulada “Pharmaceutical pollution under a changing climate: Unravelling the ecotoxicological effects of carbamazepine in marine mussels Mytilus galloprovincialis” que desenvolveu no CIMA no âmbito da sua tese de Mestrado, orientada pela Drª. Tainá Fonseca, e em colaboração com a Professora Rosa Freitas do CESAM da Universidade de Aveiro.