Este Guia de Boas Práticas, elaborado no âmbito do Projeto LIFE Ilhas Barreira, pretende ser uma ferramenta adicional para as empresas marítimo-turísticas a operar na área do Parque Natural da Ria Formosa. Pretende que as Boas Práticas sejam facilmente compreendidas e aplicadas, de modo que os serviços fornecidos sejam cada vez melhores, visando a qualidade que esta Área Protegida merece e a preservação dos recursos naturais locais, tendo em vista as próximas gerações.
Aqui poderá encontrar a legislação atualmente em vigor e o Código de Conduta, ambos essenciais para operar em áreas protegidas, em especial na Ria Formosa e áreas marinhas envolventes. Disponibilizamos também informação sobre a fauna e flora desta Área Protegida, não de uma forma exaustiva, mas procurando abordar as espécies mais emblemáticas do Parque, as mais procuradas e as que podemos identificar com alguma facilidade, de modo que os guias de passeios de interpretação da natureza possam fornecer informação fidedigna aos seus clientes.
https://www.lifeilhasbarreira.pt/life-ilhas-barreira-2/projeto/resultados/divulgacao-sensibilizacao/
Trata-se de uma atividade de educação informal centrada na dinâmica costeira, levada a cabo pelas investigadoras Ana Matias e Rita Carrasco, concebida para alunos de 10 anos. A atividade combina conceitos e elementos da geociência costeira (vento, ondas, correntes e areia), técnicas narrativas (arco narrativo) e técnicas de dança criativa (movimento, brincar imaginativo e envolvimento sensorial).
Atividades e recursos para escolas, crianças e famílias
The Permian/Triassic palaeoenvironmental reconstructions, drawn by the 2nd year bachelor students of Animated Image (ESEC-UALG), are already traveling through the country!!! The exhibition integrated within the project PALEOCLIMOZ, was inaugurated two weeks ago in the university library and is now in exhibition at the Algarve Design Meeting! The students did a fantastic work. We are very pleased!
No ano de 2020, a Câmara Municipal de Albufeira celebrou um contrato com a Universidade do Algarve, através de dois membros do CIMA, Delminda Moura e Sónia Oliveira. Os objectivos desta colaboração, que se prolongará por 2021, são a caracterização geomorfológica, paleogeográfica e paleontológica, e ainda a inventariação de geossítios na área do Concelho de Albufeira, incluída no aspirante a geoparque mundial da UNESCO Geoparque Algarvensis Loulé- Silves- Albufeira (https://geoparquealgarvensis.pt/sobre/quem-somos).
Este trabalho, que envolveu numerosos levantamentos de campo e a produção de quatro relatórios, foi a base para a criação de geopercursos e de placas interpretativas da paisagem. Estes recursos, têm propósitos didáticos, culturais e turísticos.