Congresso SciComPt 2021

Congresso SciComPt 2021 "Desinformação e incerteza na comunicação da ciência em debate entre 23 e 25 de junho"

Falta apenas uma semana para a 9.ª edição do Congresso Anual de Comunicação de Ciência SciComPt, que este ano tem como tema “Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação”.

Com um programa que inclui duas sessões plenárias, duas sessões de debate, 78 comunicações orais, 10 debates/oficinas, 49 demonstrações e vários momentos de networking, o evento, a decorrer entre 23 e 25 de junho de 2021, é aguardado com uma expectativa acrescida, já que promete ser o reflexo de uma comunidade que, apesar de todas as limitações vividas no último ano, mantém-se viva e dinâmica.


Ao longo de três dias, cerca de 200 profissionais de comunicação – investigadores e praticantes – e outros interessados pela área vão apresentar e refletir sobre as melhores estratégias para combater a desinformação e as dificuldades enfrentadas na comunicação da incerteza – temas que não são novos para os profissionais de comunicação, mas que assumiram uma importância incontornável no último ano no contexto da pandemia de Covid-19.


O congresso será totalmente online, explorando as potencialidades oferecidas por esse formato. Através de um programa diversificado e que pode ser consultado em http://scicom.pt/index.php/scicompt-2021/, vai ser possível potenciar o ‘tradicional’ contacto direto e informal entre participantes, dar o devido destaque aos momentos de apresentação pública dos oradores e, ao mesmo tempo, alargar a participação aos países de língua portuguesa, aos portugueses espalhados pelo mundo e àqueles que, estando em Portugal, têm dificuldade em se deslocar para uma iniciativa de dois ou três dias.


O programa desta edição prevê duas sessões plenárias: uma sobre a relação ciência e sociedade, com Sarah R. Davies, autora de vários estudos sobre a relação ciência-sociedade; e outra sobre a aliança #CoronaVirusFacts e o papel da ciência e fact-checking na luta contra a desinformação, com Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa, a primeira agência de notícias especializada em fact-checking do Brasil.


As duas sessões de debate programadas vão focar-se na comunicação da incerteza no jornalismo e nas redes sociais como ferramenta de comunicação não institucional, com vários especialistas nestas temáticas.


Haverá, ainda, espaço para apresentações de trabalhos sobre a relação entre os cientistas e o público, a ciência e a educação – formal e não-formal –, o envolvimento do público na ciência, ciência cidadã, educar e comunicar durante a pandemia, os media, desinformação e literacia, incerteza, inclusão, ciência para o desenvolvimento, comunicação de ciência nas organizações, comunicação de saúde, arte e ciência e a profissionalização da comunicação de ciência.


O programa fica completo com cerca de meia centena de demonstrações de livros, podcasts, visitas guiadas virtuais e de posters, uma dezena de debates/oficinas e vários momentos de partilha entre participantes e de Networking, onde os participantes poderão interagir num formato de “Speed-Dating”.


Vera Novais, Presidente da Rede SciComPt, salienta: "Recebemos propostas muito interessantes e de grande qualidade e conseguimos montar um programa muito diversificado". "Vamos ter participantes de, pelo menos, sete nacionalidades e de diversas áreas científicas e da comunicação de ciência e esperamos conseguir recriar online o ambiente de partilha, entreajuda e parceria que caracterizam estes congressos", acrescenta.
A plataforma "abre as portas" aos participantes a partir das 12h00 do dia 23 de junho.

SciComPt é uma associação que nasceu em 2014 com o objetivo de promover a comunicação de ciência em todas as suas vertentes, o intercâmbio entre profissionais de comunicação de ciência e a participação informada dos cidadãos em todas as questões que envolvam a Ciência e a Tecnologia. Com membros nas ilhas e de norte a sul do país, e incluindo comunicadores vindos dos gabinetes de comunicação, museus de ciência, jornalismo, etc., a SciComPt é representativa de uma comunidade heterogénea, multidisciplinar e dinâmica. O expoente máximo desta missão é a realização do seu congresso anual, que se realiza desde 2013. Ao longo dos anos, a SciComPt tem procurado estender o congresso a participantes internacionais, como comunicadores e jornalistas de ciência espanhóis, e, este ano, também a colegas no Brasil e em outros países de língua portuguesa. Informação sobre os congressos anteriores disponível aqui.
###
Acreditação de jornalistas:
A comissão organizadora facilitará o acesso de jornalistas ao Congresso, mediante apresentação de carteira profissional (jornalistas nacionais), declaração de orientador (jornalistas estagiários) ou declaração da entidade patronal (jornalistas provenientes dos PALOP ou do Brasil).
Os jornalistas interessados devem manifestar o seu interesse em participar até 22 de junho, indicando nome completo e órgão de comunicação social e enviando a documentação exigida para o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. com o seguinte título: SciComPt 2021 + ACREDITAÇÃO JORNALISTA.

Mais informações:
Vera Novais, Presidente da Rede SciComPt,
Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., Telm: 911786221
Website: http://scicom.pt/index.php/scicompt-2021/ (Programa)

O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt (+ info)
Image
Image
Image
Image
O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt
Image