Consórcio Ocean Teaching Global Academy

Ocean Teaching Global Academy - Aprovado

O Consórcio Ocean Teaching Global Academy é uma iniciativa que envolveu todos os centros de investigação do país, no qual a Universidade do Algarve tem como coordenadora Maria João Bebianno. Foi elaborada uma proposta que foi submetida à UNESCO e aprovada a esta data, que integra todos os centros de investigação do mar do país e a estrutura de missão para a plataforma continental, para a criação de um consórcio que tem por objetivo oferecer cursos em inglês/português, em particular para os países de língua oficial portuguesa.
Os investigadores do CIMA envolvidos nesta iniciativa são: Maria João Bebianno, Flávio Martins, Cristina Veiga Pires, Ana Barbosa, Sónia Cristina, Priscila Goela, Lilian Krug e Alice Newton.

Avaliação da potencial limitação por nutrientes da comunidade fitoplanctónica

Avaliação da potencial limitação por nutrientes da comunidade fitoplanctónica

A investigadora do CIMA Rita Domingues e os alunos do mestrado em Biologia Marinha, Gabriel Bombo e Jéssica Guimarães, realizaram no passado dia 2 de dezembro uma saída de campo ao estuário do Rio Guadiana para recolha de amostras de água com vista à realização de experiências de enriquecimento em nutrientes. O objetivo é avaliar a potencial limitação por nutrientes da comunidade fitoplanctónica, que é a principal produtora primária neste ecossistema altamente túrbido. Estas experiências têm sido realizadas ao longo de 2019, em diferentes estações do ano, de forma a avaliar o estado ecológico do estuário do Guadiana. Estes estudos revestem-se de especial importância dada a retenção de água na barragem de Alqueva, que afeta toda a dinâmica estuarina.

Erasmus+ Programme

Erasmus+ Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres from Finland, Czech Republic, Italy and Turkey

CIMA received, under the Erasmus+ programme, the "Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres" Group with a team of students and teachers from Finland, Czech Republic, Italy and Turkey.

CIMA organiza Ocean Colour Summer School

Ocean Colour Summer School no CIMA

O CIMA vai acolher a “Ocean Colour Summer School” – integrada na “Escola de Verão” da Universidade do Algarve, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta Summer School, cujo programa de formação está a ser dinamizado pelas Investigadoras Sónia Cristina e Priscila Goela do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, tem como instituição principal de acolhimento o CIMA, conta com o apoio da Portugal Space e integra no seu painel de formação vários investigadores que se distribuem entre as Universidades do Algarve, Lisboa, Aveiro, Évora, Açores e do Porto, e também do Instituto Hidrográfico (IH) e do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

A Ocean Colour Summer School foca a temática da extração e utilização de dados de satélite, para estudar fenómenos e processos no Oceano, e integra-se no âmbito das prioridades definidas na Estratégia Nacional para o Espaço.

Os objetivos do plano de formação são, por um lado, capacitar estudantes na temática da deteção remota da cor do oceano, e por outro, estimular a cooperação científica entre alunos e professores de diferentes instituições nacionais.

A Ocean Colour Summer School inclui uma componente de formação letiva e outra de investigação, a realizar de forma exclusivamente presencial. Pretende-se que se desenvolvam breves trabalhos de investigação, tanto nas instalações da Universidade do Algarve, como nas instituições parceiras, para o qual prevê financiamento para 10 bolsas de investigação, destinadas a alunos de licenciatura e mestrado.

O início da Ocean Colour Summer School está previsto para o final de julho.

Mais informações em Candidaturas e Oportunidades: http://www.cima.ualg.pt/cimaualg/index.php/pt/home-cima/calls-opportunities/793-bolsas

 

Imagem do Satélite - Source: ESA/ATG medialab

Imagem aérea de Portugal - Source: Copernicus Sentinel Data (2016), from Sentinel 3A

 

 

jurí de Doutoramento na Universidade de Huelva

Maria João Bebianno é arguente e preside a jurí de Doutoramento na Universidade de Huelva

Maria João Bebianno é arguente e preside a jurí de Doutoramento na Universidade de Huelva na Tese de Gema Rodrigues Moro intitulada "Uso combinado de metodologias ómicas em organismos modelo para estudo da contaminação ambiental"

WACOMA

CIMA received candidates for the MSc Water and Coastal Management.

This Programme is intended to offer internships/ research topics to early career researchers doing a 12-month project as part of an MSc in Water and Coastal Management.

Curso de Verão - Dunas Costeiras: Dinâmica e Conservação

Curso de Verão - Dunas Costeiras: Dinâmica e Conservação

Local: Universidade do Algarve, Campus de Gambelas e Ria Formosa;

Datas importantes:

Candidaturas entre 16 de Março e 30 de Abril.
Comunicação final de aceitação e lista de reserva – 8 de Maio

Envio de comprovativo de residência/hotel – 22 de Maio

Envio de informação completa (programa final, local das aulas, etc.) – 15 de Junho

Missão: O curso pretende dotar os participantes de uma visão genérica e integrada sobre os habitats dunares e a sua conservação. Serão abordados tópicos como a dinâmica sedimentar dunar, o coberto vegetal, a avifauna, a pressão antrópica e o seu impacto, as medidas de recuperação e regeneração destes ambientes e a evolução das dunas no contexto das alterações climáticas. O curso contempla um dia de campo com exemplificação de ameaças aos habitats dunares e possíveis soluções.

Destinatários: Estudantes de licenciatura ou mestrado em Ciências do Mar, Biologia Marinha, Gestão Marinha e Costeira, Biologia, Geociências, Geografia e Ciências do Ambiente. Só funcionará com um mínimo de 10 alunos e terá um limite máximo de 25 alunos.

Seleção: Cumprir os requisitos do público-alvo. Por ordem de receção de candidatura.

Candidatura: Email para Óscar Ferreira (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), com breve curriculum vitae (dados pessoais e percurso escolar/académico). Aos estudantes aceites será solicitado um comprovativo de hotel/hostel/residência para as datas do curso, como garantia de frequência. A sua não apresentação levará à exclusão do estudante.

Custos: Não possui custo de inscrição. Os alunos terão de assegurar o custo da sua viagem e estadia (dormida, alimentação e transporte). A organização disponibilizará as condições e materiais necessários, bem como barco/autocarro para saídas de campo.

Informações: Óscar Ferreira (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)

Conduct of Marine Scientific Research (MSR)

A investigadora Maria Inês Gameiro participou no curso das Nações Unidas OTGA-Division of Ocean Affairs and Law of the Sea

EasyCookieInfo

O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt (+ info)
Image
Image
Image
Image
O CIMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da referência UIDP/00350/2020, com sede no Campus Universitário de Gambelas, Edifício 7,  8005-139 FARO PORTUGAL. Tel: 351 289 244 434, 351 289 800 100; E-mail: cima@ualg.pt
Image